quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mal resolvido(a)?

Estava eu a ler o último texto da Miss Glitering em que ela fala sobre um amigo que optou, depois de uma desilusão, pelas relações exclusivamente físicas e emocionalmente vazias, quando dei por mim a pensar numa das muitas frases que se repetem diariamente, mas que ninguém sabe ao certo o que significa: o ser ou estar mal resolvido. O que é isso? É uma condição como ser-se loiro ou moreno? Ter uns quilos a mais ou a menos? É um problema que temos e não sabemos como solucionar? Não, geralmente referimos-nos a quem está «mal resolvido» como alguém que sofreu uma desilusão, uma frustração ou uma dôr e que a carrega consigo. Ora vamos lá ver: quem é que nunca se desiludiu? Quem é que nunca viu as suas expectativas frustradas? Quem é que nunca chorou como se não houvesse amanhã? Sinceramente, todas as pessoas já passaram por isso. Faz parte da vida. Faz parte de ser-se humano. É incontornável. Ninguém vive sempre uma vida plena de alegrias, vê os seus desejos satisfeitos a todas as horas e também ninguém apaga da sua história tudo o que lhe acontece, de bom e de mau. Por contraposição, será «bem resolvido» quem tendo vivido alguma coisa que lhe trouxe dôr, passou por isso sem levar nada dessa experiência. É bem resolvido quem não pensa no que lhe acontece, onde errou, onde esteve bem, no porquê do que lhe acontece e a vida vai-se levando todos os dias. Isso é ser-se «bem resolvido»? Pois, aparentemente sim!

A minha amiga Yang, escreveu ainda hoje um post em que referia precisamente o peso que vamos acumulando de tudo o quanto vamos recolhendo pela vida fora:

Vivemos juntas a primeira depressão de cada uma de nós. Vivemos os primeiros problemas, as dificuldades, os obstáculos. Chorámos, gritámos, reclamámos juntas. Estamos hoje um bocado mais tristes, sem dúvida. Mas estamos mais reais, mais verdadeiras e mais próximas uma da outra.

Será isto estar «mal resolvida»? Não me parece. É apenas mais real e verdadeiro. Ser mal resolvido, julgo eu, não é trazer a vida consigo. É ficar naquela que já tivémos, lá atrás.


Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo.

Autor desconhecido


2 comentários:

*B* disse...

Que texto excelente!
Se o bem resolvido é, como te perguntavas, alguém que não leva nada dos erros ou não retira deles o melhor que eles nos dão que é a aprendizagem, esses bem resolvidos, estão bem tramados.

Faz parte da vida passar por tudo isso. Chorar. Gritar. Sorrir. Sentir.

Mas sabes, Matryoshka, os 'bem resolvidos' sofrem menos!

Boa noite pa ti***

MiSs Detective disse...

mas que inspiração. ser mal resolvido, é ter o peso de um passado que não nos solta, que não nos deixa livres e que na verdade não nos deixar viver o presente sem frutrações e anseios que de algo que ja foi não volta a ser