terça-feira, 11 de março de 2008

A Boneca Russa.

Bem-vindos ao mundo da Matryoshka!

Sempre achei as bonecas russas engraçadas. O seu ar tosco e artesanal traz-lhes um encanto especial. Há muitas e diferentes, cheias de côr e sempre com um sorriso. Atravessaram a Rússia e tornaram-se um ícone em todo o mundo. Mas as bonecas russas são bastante mais que isso. Têm mais mistérios e significados para além do seu corpo redondo de madeira, no qual cabe sempre mais uma.

Originalmente, as bonecas são compostas de sete réplicas cada vez menores que representam os Sete Deuses da Fortuna. Simbolizam a Família e a Fertilidade e diz a tradição que têm a capacidade de realizar os nossos desejos. São por isso conhecidas também como Bonecas da Sorte.

Lendas à parte, acredito que o significado destas bonecas se prende com a natureza humana. Ninguém tem apenas uma face. Temos muitas, tantas que nos estamos sempre a descobrir! Uma música nova, uma paisagem nova, uma pessoa nova e redescobrimo-nos outra vez. Somos assim. Como cada boneca, cada vez mais pequena e mais no interior de nós. Algumas pessoas conhecem-nos apenas a boneca maior. A mais visível. Outras conseguem chegar mais longe. Mas quantas nos conhecem o íntimo?

Aqui serei uns dias feliz, outros triste, entediada, esperançada. Serei apaixonada e enraivecida. Serei acima de tudo, eu!

6 comentários:

MiSs Detective disse...

:) bem vinda minha chica preferida

PrimaNocte disse...

поцелуй...

wednesday disse...

Bem vinda ao mundo da blogosfera:)

Piston disse...

Welcome.

Rui Mendes disse...

"Só serei eu se for tudo o outro; as instituições mo impedem."

Agostinho Silva

Anónimo disse...

Sou eu mesma e ao mesmo tempo 7 como uma MATRIOSHKA ou MAMUSHKA