quinta-feira, 13 de março de 2008

Coração (des)apaixonado


Todos já nos apaixonámos pelo menos uma vez na vida. E todos reconhecemos os sintomas: insónias, falta de apetite, "borboletas" na barriga, sendo que o factor comum é um pensamento quase obsessivo em relação ao apaixonado. A Wikipedia define paixão como:

"A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde a sua individualidade (...) a sua identidade e o seu poder de raciocínio".

E continua...


"Segundo recentes estudos de Donatella Marazziti (2007, Livro Natureza do Amor), a paixão se caracteriza, do ponto de vista biológico, por uma liberação contínua de alguns neurotransmissores como Dopamina e Noradrenalina. A Amígdala tem um papel central neste processo, pois é desta região que emana alguns dos sentimentos mais instintivos. Esta tempestade bioquímica está relacionada com um índice mais baixo de Serotonina do que em uma população normal, sendo semelhante ao nível deste neurotramissor nos portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o que explicaria os pensamentos obsessivos da pessoa a qual se está apaixonado. Estes níveis bioquímicos explicam por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto em estado de apaixonamento. Este mecanismo é semelhante ao de algumas drogas, como a cocaína, sendo necessário para a perpetuação da espécie, pela atração".

É simultaneamente maravilhoso e aterrador estar apaixonado. Vamos do céu ao inferno num segundo, experimentamos o medo, o ciume e o encatamento de forma exaustiva. As emoções são ampliadas e tudo se resume àquela pessoa. Feliz ou infelizmente não dura para sempre!


Para aqueles que adorariam ver-me apaixonada, condenada e subjugada ao Garanhão das Avenidas, lamento! Lamento desapontar-vos. Continuo a dormir, a comer e a minha cabeça ocupa-se de outros assuntos. Obrigada pelas palavras simpáticas mas fica para a próxima...

;)

1 comentário:

MiSs Detective disse...

chica boneca ja te disse o que tenho a dizer sobre o assunto: nao quero sobrinhos feios. alias quero sobrinhos com olhos azuis como os teus ou verdes ou whatever dessas duas cores! nao queremos garanhoes das avenidas se bem que elas estão cheias deles