sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alma lusa

Faz hoje uma semana que cheguei a Londres. É, sem dúvida, uma cidade fantástica, cheia de vida e nem o cinzento que a caracteriza esmorece essa alegria que por aqui se encontra. Nestes oito dias, vários estados de espírito já me assaltaram a alma. Desde saudades, excitação, nostalgia e desânimo, já senti de tudo um pouco. Cada sentir entra em mim de repente, às vezes por apenas alguns minutos, outras vezes deixa-se ficar por horas. Pergunto-me com frequência, por que raio tenho este desassossego em mim? Seria tudo mais fácil se não precisasse de me desafiar, se não tivesse a curiosidade de ver e experimentar e sentir de modo diferente. Sou de Portugal e carrego comigo essa forma de ser. É inevitável, incontornável e até desejável: é isso que faz de mim quem eu sou. E também, como portuguesa, carrego esta vontade de partir e ver o mundo. De conhecer para lá do que se conta e de aquilo que lemos nos livros e vemos no cinema. É desta ambiguidade que somos feitos. Estamos presos entre os brandos costumes e o infinito. Esta certeza em mim, torna-me mais parte de nós. Todos nós temos a Amália na voz!


1 comentário:

*B* disse...

Que texto fantástico.