quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ano novo, casa nova

Alugar casa em Londres deve ser quase tao complicado como comprar casa no resto do mundo. Ou talvez nao, mas o processo pelo qual o "candidato" ao apartamento/ casa tem de passar e lento, exaustivo e intrusivo. Em Londres nao basta uma pessoa gostar de uma casa para aluga-la. A "concorrencia" e feroz, havendo mais pessoas a procura de casa do que casas propriamente ditas. Ora, quando a procura e muita, os senhorios tem tendencia a ser mais exigentes e vai dai que o inquilino seja sujeito a um escrutinio ao qual eu nunca tinha assistido.

Ainda em Portugal, aluguei casa a meias com uma amiga, onde vivemos durante 1 ano. A coisa foi mais assim: procura de casa, contacto com a agencia e senhorio, fazem umas perguntas sobre onde trabalhamos o que fazemos, na assinatura do contrato pedem a assinatura de um fiador, combinam-se os detalhes de pagamento da renda (incluindo caucao) e esta feito.

Em Londres, ha todo um processo em que os potenciais arrendatarios submetem a uma terceira entidade que actua em nome da agencia (que por sua vez actua em nome do senhorio), 3 referencias: o actual senhorio/a, a empresa na qual trabalhamos (nao faco ideia como sera para quem trabalha por conta propria) e uma pessoal. No caso de haver discordia, ate acredito que o senhorio ou a entidade patronal nao digam apenas maravilhas do candidato. Mas uma referencia pessoal, entenda-se amigo ou familiar, em principio nao ira dar mas referencias. Mas as referencias nao chegam e aquilo que me irrita mesmo, mesmo, e o facto de termos de disponibilizar os dados da nossa conta bancaria para que nos "analisem" a capacidade financeira para pagar a renda. Estivesse eu a comprar casa, e ate percebia. A arrendar nao percebo. E embora tenha de jogar as regras que me sao impostas, detesto e discordo completamente com esta pratica. Onde e como eu gasto o meu dinheiro e unicamente da minha conta. E se falhar? Nesse caso ha quebra de contrato e sou posta na rua! 

Enfim, processos a parte, quando a resposta finalmente vem, celebra-se como quem compra! A nossa candidatura foi aceite e dia 26 deste mes la rumo eu a sul e ele... bem, ele ruma umas ruas para o lado. Esperar ate la e que vai ser mais dificil. Ja entrei no lazy mode no apartamento onde estou actualmente e os cuidados que habitualmente tenho com o meu quarto estao francamente reduzidos.

O que me espera? Um apartamento pequenino, uma sala cosy, um telhado de vidro (literalmente) e um pequeno jardim. E claro, duas escovas de dentes juntas! 

2 comentários:

L. disse...

Como compreendo bem este post! Cheguei a Londres à precisamente 1 semna. Vim procurar emprego e estou ao mesmo tempo a procurar um quarto para alugar! E que saga tem sido....no meio das perguntas todas que fazem, lá vem a propósito o facto de estar à procura de emprego, e pronto, estou logo excluida. Coisa que não consigo entender, uma vez que somos obrigados a pagar rendas em adiantado, e caso eu não pagasse, punham-me na rua e ficavam com a renda na mesma paga.

Brunp disse...

Estou a meio do mesmo processo, se bem que mais a norte, e é um inquérito igual ou pior ao que tive que passar aquando da mudança de emprego.
Enfim, julgo que é desta e que até ao final da semana tudo estará resolvido.
Boa sorte para a nova casa.