sábado, 12 de março de 2011

A Revolta das Gerações

Hoje, mais triste do que nunca, vi o meu país protestar. Triste porque gostaria de ter contribuído, de me ter manifestado contra as recorrentes decisões políticas que nos deixam a todos à rasca, em benefício de meia dúzia de glutões. Triste porque precisamos de nos manifestar, precisamos de nos fazer ouvir urgentemente. Foi, no entanto, com agrado que percebi que este foi um protesto para além de uma geração. Ultrapassou diferenças políticas, sociais, religiosas. Em conjunto, muitos disseram «não» a uma situação que se prolonga há tempo demais. 

Deambulei como pude pela Avenida da Liberdade: vi as imagens um pouco por todo o lado e li os textos que revelam o tom da contestação. Entre as centenas de cartazes, dizia um «Revolução dos (es)cravos». Acertado, parece-me. E nos meios de comunicação estrangeiros, encontrei um texto num jornal russo, intitulado «A Revolta das Gerações». O artigo põem o dedo na ferida e contextualiza o protesto. Não termina, porém, sem referir que, apesar da contestação, certamente, nas próximas eleições os portugueses continuarão a votar nos mesmos... Vale a pena ler aqui.

Concordando-se ou não (tenho visto comentários em todos os sentidos), uma coisa é certa: o país está mesmo à rasca!



3 comentários:

Satine disse...

.. À rasca mesmo em todos os sentidos!!

Também estive lá :)

Poisoned Apple disse...

Não estavas mas recebeste um MMS (caríssimo! + IVA) em como tinhas lá uma perninha ;)

Matryoshka disse...

É verdade... Obrigada pela representação da minha pessoa! Mas deixa-me que te diga que foi caríssimo para ti e para mim. Logo de seguida recebi uma mensagem da TMN a dizer "o seu saldo actual é inferior a €3". Valeu a pena :)