sexta-feira, 17 de outubro de 2008

“Levanta-te e Actua”

Hoje fala-se de Pobreza. Com alguma regularidade, vão surgindo na comunicação social os números, que na sua grandeza jamais conseguem transmitir a crueldade que a pobreza encerra. Em 2000, foram definidos oito objectivos de desenvolvimento a atingir até 2015 por 189 países, em prol de toda a Humanidade. São conhecidos como os Objectivos do Milénio e por ser um flagelo que afecta milhões, a erradicação da pobreza está entre eles.

As estatísticas são assustadoras e desengane-se quem pensa que apenas se referem a países sub-desenvolvidos. Basta olhar com atenção para as ruas de Lisboa, ou Porto, ou qualquer outra cidade dos chamados "países desenvolvidos". Está lá... mas é mais fácil não ver. Esperamos, cegos no nosso conforto, que o que não vemos não exista.

Porque nunca é demais lembrar que há quem (sobre)viva em condições desumanas, hoje comemora-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Um pouco por todo o lado se fazem acções que pretendem chamar a atenção para o problema. Várias organizações, em conjunto com muitas empresas e instituições, unem-se neste dia para que passemos a olhar a pobreza como uma questão que a todos diz respeito. De ano para ano, tem vindo a aumentar a participação da sociedade civil nesta comemoração. Um dia não são dias, por isso, façamos este contar!

Para mais informações, sobre a pobreza e sobre o combate ao flagelo, não deixem de visitar a Oikos, Pobreza Zero e Levanta-te e Actua!

1 comentário:

Tunguana disse...

a agua ta chegando ao pescoco de muita gente, mas aqui, neguem abranda... a gene de por aqui parece que nao ve, ounao sabe ver... continua a comprar estupideces, a jantar fora... a encher os centros comerciais... e nao falo de gente com dinheiro, falo de empregados...comuns!!
Bom, tudo bem por ai?? ta perdida......