quarta-feira, 27 de abril de 2011

NHS

Hoje tive a minha primeira experiência com o sistema de saúde britânico. Correu bem. Confesso que há alguns anos que não recorro ao português mas creio que as diferenças devem ser algumas. Ora vejamos:

  • Envio de sms ontem a relembrar a consulta de hoje.
  • Tempo de espera entre a hora marcada e a hora em que entrei para o gabinete médico: 15 minutos.
  • Consulta rápida e focada apenas nos aspectos importantes (apesar de ter uma aprendiz a observar tudo muito atentamente).
  • Total imparcialidade: tal como os próprios anunciam, ali não há espaço para julgamentos (ainda que por um momento ou outro eu me tenha sentido embaraçada).
  • Medicação tomada in loco.
  • Análises: colheitas feitas na hora.
  • Brindes: alguns.
  • Custo: £0!

Mais uns pormenores que me parecem muito pertinentes (embora completamente estranhos à realidade portuguesa), e foi o suficiente para ter a certeza de que me encontro no primeiro mundo. E são este tipo de coisas que me fazem gostar cada vez mais deste país!

Dentro de duas semanas, receberei o resultado das análises por sms. Muito à frente, não?

1 comentário:

enfermeiroUK disse...

Sim senhora, o NHS é muito mais evoluído que o SNS! Apesar de ainda não estar no UK (falta pouco!) já vejo que há coisas bem melhores aí, apenas através de alguns detalhes.